quinta-feira, 28 de julho de 2016

Conheça o novo Curso Técnico em Informática para Internet integrado ao ensino médio do IFSP São Carlos


Olá pessoal!

Hoje o papo será com a galera que está cursando o nono ano do ensino fundamental. Vamos falar do novo curso que IFSP São Carlos está iniciando, o Técnico Integrado em Informática para Internet. Assim como nos nossos cursos superiores, o técnico integrado promovido pelo IFSP conta com professores altamente qualificados e uma completa estrutura para uma educação de qualidade.

Para saber afinal o que é um curso Técnico Integrado em Informática para a Internet, a equipe do projeto A Hora do Código IFSP (HdC-IFSP) conversou com a Professora Aline Franceschini, Coordenadora do Curso. Confira a entrevista!

HdC-IFSP: O que o aluno vai aprender durante o curso técnico em Informática para Internet?

Prof. Aline: O curso técnico em Informática para Internet tem dois grandes eixos. O primeiro é o ensino médio com as matérias que os alunos já esperam encontrar, tais como português, inglês, biologia, química, educação física, artes, entre outros. O segundo eixo é o técnico. É aí que o nosso curso tem um diferencial. Na parte técnica, os alunos irão aprender a desenvolver programas de computador, especialmente voltados para ambientes web. Eles também aprenderão a dar manutenção em sites e portais de internet e intranet.

HdC-IFSP: O aluno precisa ser craque em alguma matéria da escola ou em computação para fazer o curso?

Prof. Aline: Não há pré-requisitos para fazer nosso curso! A ideia é que, ao ingressar, o aluno receberá a formação necessária para aprender a desenvolver programas. Para programar, são necessárias várias habilidades. O aluno que gosta de artes, por exemplo, pode se dar bem na parte de design. O aluno que gosta de português, pode ir bem na parte de comunicação e interface do programa. Já o aluno que prefere matemática, pode gostar de elaborar algoritmos para os sistemas de computação. A área é ampla e abrange diversos tipos de pessoas.

HdC-IFSP: Além de frequentar as aulas, o que mais o aluno poderá fazer no IFSP?

Prof. Aline: No IFSP, oferecemos várias atividades além do ensino. Um eixo interessante que o aluno pode seguir é o da pesquisa. Qualquer professor do IFSP pode orientar os alunos com projetos científicos. Por exemplo, há um processo a ser aprimorado, como desenvolver um programa computacional que melhore a comunicação entre os professores e os pais dos alunos. Isso pode se tornar uma pesquisa! Daí o aluno, sob orientação de um professor, ajuda a elaborar esse programa. Outras atividades que oferecemos são os cursos de extensão. Alguns cursos que oferecemos ou que já oferecemos são de inglês, francês, matemática básica, robótica, projetos culturais.... A própria Hora do Código é um programa de extensão! O aluno também tem a opção de fazer estágio supervisionado que é uma ótima oportunidade de criar uma experiência no mundo do trabalho e de incrementar o currículo.

HdC-IFSP: Legal, professora, qual será o horário do curso?

Prof. Aline: O curso será oferecido de segunda a sexta de manhã e em dois dias da semana teremos aulas à tarde. Mas com a variedade de atividades que oferecemos, tenho certeza que os alunos vão querer passar bastante tempo na escola =)

HdC-IFSP: Se o aluno morar longe e precisar de ônibus para ir a aula, existe alguma ajuda com o transporte? 

Prof. Aline: No IFSP, temos um sistema chamado Programa de Auxílio Permanência. Neste projeto, os alunos em vulnerabilidade social podem se inscrever. O objetivo deste programa é promover a igualdade de permanência e conclusão dos cursos dos alunos IFSP. Caso o perfil do aluno se encaixe nas regras do programa, o aluno irá receber auxílio financeiro para custear o transporte.

HdC-IFSP: Ao terminar o curso, onde o aluno poderá continuar seus estudos em Informática? O IFSP tem faculdade?

Prof. Aline: Temos sim! O IFSP oferece o curso de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas que tem a duração de 3 anos. Para quem finalizar o ensino superior, também ofertamos um curso em pós-graduação de Desenvolvimento de Sistemas para Dispositivos Móveis. Já pensou que legal o aluno começar o técnico com a gente e ter a oportunidade de continuar seus estudos conosco até a pós-graduação?  Além do IFSP, São Carlos também tem outras duas universidades públicas, a USP e a UFSCar com os cursos de Ciência da Computação. Lugar para dar continuidade aos estudos é o que não falta!

HdC-IFSP: E se o aluno descobrir, depois, que prefere seguir carreira em outra área, mesmo assim vale a pena estudar no técnico integrado do IFSP?

Prof. Aline: Com certeza! Os alunos que ingressam no ensino médio são jovens e muitas vezes ainda estão descobrindo o que gostam e o que não gostam. O nosso curso dá uma boa base de formação do ensino médio. Se o aluno perceber que informática não é muito a sua praia, ainda assim ele estará capacitado a continuar os estudos em qualquer outra área do conhecimento. Mesmo que ele não utilize diretamente os conhecimentos técnicos adquiridos no ensino médio, ele terá desenvolvido habilidades como responsabilidade, organização, gerenciamento de atividades, pensamento lógico. Tudo isso o ajudará a realizar suas tarefas com qualidade. A minha sugestão é que vale a pena tentar e se desafiar ;)
***


E você, vai aceitar o desafio? Ficou interessado? Então fique ligado aqui no blog do projeto A Hora do Código IFSP para mais informações referentes as datas das provas do processo seletivo e clique aqui para curtir nossa página no Facebook e não perder nenhum detalhe. E não se esqueça: É Hora do Código!

Nenhum comentário :

Postar um comentário